Câmara Municipal e Prefeitura de São Luís garantem a reabertura da Maternidade Maria do Amparo

Assim como o governador Flavio Dino bateu o martelo e fechou a Maternidade Maria do Amparo, agora a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Luís, unidas batem o martelo com força e determinação e vão reabrir para as gestantes da Grande São Luís, a Maternidade Maria do Amparo.

A luta em defesa da reabertura da Maternidade Maria do Amparo para fazer partos, foi iniciada pelo médico e vereador Gutemberg Araújo e depois abraçada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho e em seguida o envolvimento dos vereadores do legislativo municipal.

A explanação técnica feita pelo médico Egídio Ribeiro, voluntário e um dos fundadores da casa de saúde, tocou profundamente a sensibilidade durante uma grande reunião na Câmara Municipal, quando o presidente Osmar Filho, oportunizou que todos os vereadores presentes se manifestassem individualmente sobre o sério problema.

Osmar Filho recebeu o importante aval dos colegas de parlamento e com uma comissão partiu para uma ofensiva em busca de solução para o problema. Com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário Lula Fylho, depois de algumas reuniões com vereadores, foram encontradas algumas alternativas, que poderiam solucionar o problema imediatamente e sem garantia de um futuro promissor. Novas ações e entendimentos foram costurados e o resultado é que o sinal verde foi aceso e a Maternidade Maria do Amparo voltará a funcionar a partir do próximo dia 25, com a mesma qualidade dos serviços, que a tornaram referência para o SUS e o Ministério da Saúde, e se constituir em um estabelecimento de saúde estritamente público e toda a sua operacionalização é feita com recursos do SUS e parceria com a Prefeitura de São Luís, que agora também assumiu a responsabilidade pelos médicos obstetras, anestesistas e pediatras.

Os empregados da Maternidade Maria do Amparo, que assistiram a reunião da diretoria da casa de saúde com os vereadores e passaram a acreditar no retorno a normalidade da unidade hospitalar, festejaram com alegria e exaltaram a luta desenvolvida pela Câmara Municipal e a Prefeitura de São Luís.

O vereador Gutemberg Araújo foi iniciante da luta e Osmar Filho, como presidente do legislativo municipal e os demais vereadores responderam de maneira positiva à população da Grande São Luís.

O importante é que no momento em que saúde pública vem sofrendo um verdadeiro desmonte e a Prefeitura de São Luís vem enfrentando sérios problemas para atender centenas de pacientes que chegam todos os dias em busca de internação nos dois Socorrões e na Santa Casa, a dignidade para que gestantes possam ter seus filhos em segurança pesou bastante. A direção da Maternidade Maria do Amparo, não esconde a satisfação de vitória e o reconhecimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ao presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, ao vereador Gutemberg Araújo e a todos os demais integrantes do legislativo municipal que se constituíram em fortaleza para a grande vitória.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *